no mundo da lua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alunos do 2ºE

+14
Alan
Beatriz
victorvtt
Guilherme Benedetti
Thaís Mara Ramos
bruna_borba
Igor
THALLES
Yann
Camila Giudilli Cordioli
Pedro Rosado
Jade Bezerra
renan.larios
Admin
18 participantes

Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Alunos do 2ºE

Mensagem  Admin Qui Nov 12, 2009 9:26 am

Espaço Reservado para os alunos do 2ºE
sunny

Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/11/2009

https://nomundodalua.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Efeitos do sol

Mensagem  renan.larios Sex Nov 13, 2009 6:52 pm

"O Sol diminui a taxa humoral da melatonina, hormônio cerebral cuja produção aumenta em caso de estresse e depressão e, por outro lado, estimula a glândula pineal, a qual elabora as endorfinas cerebrais cuja ação no humor é primordial."


Fonte: http://www.fismed.ufrgs.br/sol_efeitos.htm

Renan Felipe Cano Lários nº23 2ºE

renan.larios

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Efeitos das Auroras

Mensagem  Jade Bezerra Dom Nov 15, 2009 10:18 am

Os efeitos indesejáveis partem das tempestades magnéticas por meio do vento solar, que com fortes rajadas de vento solar atinge a Terra, provocando as auroras e as ondas de radiação que se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre causando, por exemplo, danos a satélites também motivados por causa do aumento da fricção da expansão da atmosfera.
Outro fato seria o aumento da incidência de radiação ionizante nas pessoas, principalmente em vôos de alta altitude, como vôos supersônicos e astronáuticos.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/index.htm#

Jade Bezerra - Nº 13 - 2ºE

Jade Bezerra

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Efeitos das Auroras

Mensagem  Pedro Rosado Seg Nov 16, 2009 2:28 pm

Os efeitos indesejáveis partem das tempestades magnéticas por meio do vento solar, que com fortes rajadas de vento solar atinge a Terra, provocando as auroras e as ondas de radiação que se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre causando, por exemplo erro no posicionamente de navios e aviões de vários quilômetros, tantopelo sistema do GPS quanto pelos sistems Loran eOmega(8 transmissores distribuídos pela Terra), por instabilidades no plasma da ionosfera terrestre.

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/index.htm#

PEDRO LEONARDO ROSADO - Nº22 - 2ºE

Pedro Rosado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Auroras

Mensagem  Camila Giudilli Cordioli Seg Nov 16, 2009 5:06 pm

"Quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra, as ondas de radiação se chocam com a magnetosfera e deflete a maior parte dessas partículas, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. As que são aprisionadas na magnetosfera aceleram ao longo das linhas de campo enquanto viajam até atingir uma região circular denominada oval das auroras, ou annulus."

Fonte: http://www.astro.iag.usp.br/~aga210/arquivos/textos/2008A/aula6.pdf

Camila Giudilli Cordioli, nº06 2º E

Camila Giudilli Cordioli

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Sol na Antiguidade

Mensagem  Yann Ter Nov 17, 2009 8:02 am

Hiparcos Hiparco de Nicéia (160 - 125 a.C.), considerado o maior astrônomo da era pré-cristã, construiu um observatório na ilha de Rodes, onde fez observações durante o período de 160 a 127 a.C. Como resultado, ele compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrelas. A magnitude, que especificava o brilho da estrela, era dividida em seis categorias, de 1 a 6, sendo 1 a mais brilhante, e 6 a mais fraca visível a olho nu. Hiparco deduziu corretamente a direção dos pólos celestes, e até mesmo a precessão, que é a variação da direção do eixo de rotação da Terra devido à influência gravitacional da Lua e do Sol, que leva 26000 anos para completar um ciclo.

Yansen Filippini Martins - Nº 30 - 2º E

Yann

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Influências do Sol sobre a Terra:

Mensagem  THALLES Ter Nov 17, 2009 10:34 am

A alternância dos dias, das noites e das estações é a primeira das relações entre o Sol, a Terra e seu clima. Dependemos do Sol para viver, assim como toda a natureza. A energia luminosa proveniente do Sol entra no mundo vivo através da fotossíntese. As algas e plantas captam a energia da luz e a convertem em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Toda essa energia armazenada nessas algas e plantas serão transportadas para outros animais que a consumirem, formando assim, uma cadeia alimentar.


Thalles Camioto Serpa, N°26 2°E

THALLES

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty O Sol e a pele

Mensagem  renan.larios Ter Nov 17, 2009 10:37 am

"No Egito e na Índia já se tratavam, há mais de 4000 anos, as despigmentações da pele aplicando-se nas zonas atingidas uma planta (amni majius) antes de expô-la aos raios solares."


Fonte: http://www.fismed.ufrgs.br/sol_efeitos.htm

Nathália V. Ferraz n°21 2°E

renan.larios

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty 2012 O ano em que perderemos contato

Mensagem  Igor Ter Nov 17, 2009 1:36 pm

Em 2012 o Sol estara em um ponto que uma mancha solar estara virada para a terra fazendo com que ocorra tempestades solares intensas causando um problema na comunicação podendo ate acabar com a energia durante um longo periodo de tempo, sera a primeira tempestade intensa nessa era de internet O campo eletromagnético da Terra nos protege na maioria das vezes da radiação - mas, nos picos da tempestade, não há jeito que nos salve.


Fonte: http://www.scribd.com/doc/3194144/2012-O-ano-em-que-perderemos-contato

Nome: Igor Lima Garcia Nº12

Igor

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Energia solar

Mensagem  bruna_borba Qua Nov 18, 2009 7:25 am

O Sol produz continuamente 390 sextilhões (390x1021) de quilowatts de potência. Como o Sol emite energia em todas as direções, um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões (1,5x1018) de quilowatts-hora de potência por ano.

fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/index.html&conteudo=./energia/solar.html

Bruna Borba n: 05 2 E

bruna_borba

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Energia solar Fotovoltaica

Mensagem  Thaís Mara Ramos Qua Nov 18, 2009 8:25 am

A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:
*54% do petróleo nacional
*2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
*4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.

Fonte: www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/tutorial/tutorial_solar.htm

Thaís Mara Ramos nº 25 2º E

Thaís Mara Ramos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Eclipses do Sol

Mensagem  Guilherme Benedetti Qua Nov 18, 2009 10:11 am

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente do Sol e da Terra, cobrindo parcialmente ou totalmente o Sol. Estes eventos podem ocorrer apenas durante a Lua nova, onde o Sol e a Lua estão em conjunção, como visto da Terra. Entre dois a cinco eclipses solares ocorrem por ano na Terra, com o número de eclipses totais do Sol variando entre zero e dois.[104] Eclipses totais do Sol são raras em uma localização qualquer na Terra devido que cada eclipse total existe apenas em um estreito corredor na área relativamente pequena da penumbra da Lua.

Distância do sol para a Terra é de: 1 UA = 149 600 000 km



Guilherme Benedetti Rodrigues nº 10 2º E

Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol e http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm

Guilherme Benedetti

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Energia nuclear solar

Mensagem  victorvtt Qua Nov 18, 2009 10:29 am

No Sol, a energia nuclear é produzida com o hidrogênio fazendo o papel de combustível. Sabendo como fazer a temperatura de um gás subir é possível entender como ocorrem as reações nucleares do Sol. Sabemos que, quando um gás é comprimido (pressionado) ele aquece. Perceber isso é fácil: encha um pneu de bicicleta usando uma bomba manual. O bico do pneu e a parte da bomba que está próxima do bico ficam bem aquecidos. Isso acontece porque o ar (gás) que está dentro da bomba é comprimido pela força que você faz. Quando o pneu fica quase cheio e você tem que fazer mais força, ou seja, comprime mais ainda o ar ele fica cada vez mais quente. Agora imagine no Sol onde a pressão é milhões de vezes maior que a pressão na Terra. Sabemos também que a pressão aumenta com a profundidade. Mergulhando numa piscina com 2 ou 3 metros já percebemos o aumento da pressão em nossos ouvidos. No Sol, pode-se afundar até 50 vezes o diâmetro da Terra sem chegar ao seu centro, fica até difícil de imaginar a pressão que existe lá. Toda essa pressão faz com que o hidrogênio atinja temperaturas de 15 milhões de graus no centro do Sol. Com o gás nessa temperatura e pressão é que ocorrem as reações nucleares que mantém o Sol aquecido. Essas reações são milhões de vezes mais poderosas que as reações nucleares produzidas na Terra. Além disso, não se conseguiu produzir, na Terra, reações do mesmo tipo que acontecem no Sol.

Victor de Lima nº28 2ºE

victorvtt

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Energia solar fotovoltaica

Mensagem  Beatriz Qua Nov 18, 2009 12:53 pm

A maior central solar fotovoltaica do mundo até 2004, foi na cidade de Espenhain, perto de Leipzig. Com 33.500 módulos solares monocristalinos e uma capacidade de produção de 5 megawatts, a usina é suficiente para abastecer 1.800 casas. O investimento ascendeu a 20 milhões de euros, de acordo com a Shell Solar e Geosol, construção empresas. Hoje, a empresa alemã SAG Solarstrom, que opera em Espanha sob o nome TAU Solar, construiu a maior do mundo solar jardim em Erlasee(Alemanha). Isto substitui a central Espenhain. A nova central Erlasee conta na íntegra com uma capacidade de produção de 12 megawatts.

O maior fabricante europeu de produtos fotovoltaicos é a empresa alemã RWE SCHOTT Solar baseadas em Alzenau (Baviera). Esta empresa tem a produção de energia solar fotovoltaica e mais plenamente integrada mundo moderno.


Beatriz Machado Roggi nº 04 2ºE

Beatriz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Mancha solar é sua composição

Mensagem  Alan Qua Nov 18, 2009 3:11 pm

Uma mancha solar é uma região onde ocorre uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, estando intimamente relacionadas ao seu campo magnético, cuja intensidade média é de 1 Gauss, chegando a milhares de Gauss próximo a elas. Quanto maior sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.
Como a composição do Sol é basicamente hidrogenio em forma de plasma, sua rotação é diferenciada, sendo de 30 dias nos pólos e 26 dias no equador. Durante a rotação, as linhas do campo magnético comprimem-se e, por conseqüência, carregam o plasma junto até a sua compressão máxima, aumentando dessa forma a pressão e temperatura até a ruptura da massa e a liberação da energia comprimida em forma de explosões, expulsando a matéria da fotosfera em direção das linhas, com conseqüente queda de temperatura e pressão após a liberação da energia acumulada. Nas regiões em que os laços magnéticos saem e retornam à fotosfera, estes possuem polaridades magnéticas opostas e assim surgem as manchas, com temperatura média de 4300 Kelvin, enquanto que, normalmente, em sua superfície, o Sol tem cerca de 5000 °C a 6000 °C nas regiões ausentes de manchas.






Alan Italo de Almeida nº 01 2ºE

Alan

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Auroras

Mensagem  Saulo Rosolem Marques Qua Nov 18, 2009 7:19 pm

Um dos efeitos indesejáveis partem das tempestades magnéticas por meio do vento solar, que com fortes rajadas de vento solar atinge a Terra, provocando as auroras e as ondas de radiação que se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre causando, por exemplo erro no posicionamente de navios e aviões de vários quilômetros, tantopelo sistema do GPS quanto pelos sistems Loran eOmega(8 transmissores distribuídos pela Terra), por instabilidades no plasma da ionosfera terrestre.


www.nasa.gov/worldbook/aurora_worldbook.html

Saulo Rosolem Marques N° 24 2 E

Saulo Rosolem Marques

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty O que são manchas solares

Mensagem  henrique Qui Nov 19, 2009 8:19 am

CONHECIDAS DESDE A ANTIGUIDADE, sua origem já foi erroneamente atribuída a nuvens, pequenos planetas perto do Sol e até mesmo montanhas em sua superfície. Hoje sabe-se que estão intimamente relacionadas ao campo magnético do Sol, cuja intensidade média é de 1 Gauss, mas pode atingir milhares de Gauss próximo às manchas.





Nome: Henrique Monteiro Fiaiz N° 11 2°E

henrique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Energia Solar Fotovoltaica

Mensagem  Ana Caroline Sex Nov 20, 2009 6:55 am

A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico). O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839, é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo de conversão.

Fonte: http://www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/tutorial/tutorial_solar.htm

Ana Caroline de O. Silva nº3 2ºE

Ana Caroline

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Os benefícios do Sol

Mensagem  Larissa Dimambro Sex Nov 20, 2009 7:34 am

A ação anti-depressiva também é claramente comprovada. Plínio, o Velho, já tinha entendido que o Sol era necessário ao bom humor quando ele dizia: "O Sol é o melhor remédio que a gente pode aplicar a si mesmo". O Sol tem um papel maior, tanto preventivo quanto curativo, sobre o psiquismo. Ele diminui a taxa humoral da melatonina, hormônio cerebral cuja produção aumenta em caso de estresse e depressão e, por outro lado, estimula a glândula pineal, a qual elabora as endorfinas cerebrais cuja ação no humor é primordial. Os psiquiatras também atribuem efeitos curativos aos raios solares no caso específico da depressão chamada de sazonal (SAD - Seasonal Affective Disorders).


Larissa Dimambro Fellipe 2ºE Nº17


FONTE: http://www.fismed.ufrgs.br/sol_efeitos.htm

Larissa Dimambro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Alunos do 2ºE Empty Re: Alunos do 2ºE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos