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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Felipe Mestre - nº 08 - 3º C - Lua na Natalidade

Mensagem  Natália 3ºC Seg Nov 16, 2009 5:25 pm

A lua cheia tem sido associada a suicídios, doenças mentais, desastres, taxas de natalidade, fertilidade, nascimento de bebês, entre outras coisas. Vários estudos já foram realizados na tentativa de se encontrar efeitos lunares. Até agora, nenhum dos estudos conseguiram estabelecer qualquer coisa relevante. Os efeitos lunares que foram encontrados têm pouco ou nada a ver com o comportamento humano.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Henrique Cantieri - nº 12 - 3º C - LUA NA NATALIDADE

Mensagem  Natália 3ºC Seg Nov 16, 2009 5:31 pm

Algumas pessoas além de insistirem em que existe influência da lua na natalidade, ainda têm uma explicação "científica" para a correlação inexistente. Acontece que, antes da criação do calendário que usamos hoje, as sociedades se orientavam pelas mudanças da lua. Em vez de dizer que são 40 semanas de gestação, o homem dizia que eram 40 luas. Cada semana correspondia a um ciclo de mudança lunar. Quando a mulher estava próximo das 40 semanas de gestação, por volta da 36ª semana, alguém dizia: ‘cuidado, amanhã tem mudança de lua e o bebê poderá nascer’. Portanto, em nada a lua influencia o parto.
Muitas mulheres acreditam que a lua se relaciona ao ciclo menstrual, que tem como duração 28 dias e que, coincidentemente ou não, é o mesmo período que a lua leva para passar pelas quatro fases.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Juliana Mompean - nº 17 - 3º C - Lua na Natalidade

Mensagem  Natália 3ºC Seg Nov 16, 2009 5:35 pm

Muitos dos mitos lunares têm raízes no folclore. Por exemplo, um fragmento Assírio/Babilônio declarava que "Uma mulher está fértil conforme a lua”. Noções como esta foram transformadas em conceitos errados amplamente difundidos sobre a fertilidade e taxas de natalidade. Por exemplo, Eugen Jonas, um psiquiatra eslovaco, foi inspirado por esta idéia folclórica para criar um método de controle de natalidade e fertilidade amplamente enraizado em superstições astrológicas.
A crença de que há mais nascimentos durante a lua cheia persiste até hoje entre muitas pessoas instruídas. Estudos científicos, entretanto, não conseguiram encontrar qualquer correlação significativa até aquela época entre a lua cheia e o número de nascimentos, fatos que só foram comprovados recentemente.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Dieta da Lua - Guilherme Boffo nº 11 3ºC

Mensagem  guiboffo Seg Nov 16, 2009 5:39 pm

Dieta da Lua

A dieta da Lua é mais uma forma para emagrecimento que não tem apoio da maior parte dos nutricionistas.
Nessa dieta, a pessoa deve ingerir somente líquidos por 24 horas durante cada mudança de fase da Lua. Durante esse período, o indivíduo consome sucos de frutas, chás, caldos e água.
Para começá-la as melhores fases são: Lua Minguante e Lua Cheia, no entanto, há um requisito que é essencial: esta dieta só pode ser feita por pessoas que estiverem em excelentes condições de saúde.

guiboffo

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Muriel Gallo - nº 23 - 3º C - Lua na Natalidade

Mensagem  Natália 3ºC Seg Nov 16, 2009 5:40 pm

Foram realizados cálculos referentes às forças do Sol e da Lua, sobre a Terra, por meio da Lei da Gravitação Universal, e de dados referentes a esses astros, como seus raios, massas e a distância da Terra até a Lua e até o Sol. E assim, foi possível constatar se essas forças sobre a Terra são significativamente grandes, a ponto de influenciar no nascimento de bebês, assim como a força gravitacional da Terra é significativa sobre os corpos terrenos. Mas para isto, foram utilizadas relações sobre as forças de maré, em diversos pontos na superfície da Terra, que implicam uma quantidade significativa de fluídos existentes na face da Terra, para que se pudesse estar comparando a ação dessa mesma força nos fluídos intra-uterinos.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Natalia Simon - nº 24 - 3º C - Lua na Natalidade

Mensagem  Natália 3ºC Seg Nov 16, 2009 5:43 pm

Ao observar as pesquisas, pôde-se perceber que a fase na qual ocorreu o maior número de nascimentos foi a lua cheia, mas não há uma diferença muito significativa aos outros estados da lua. Concluindo que se existir alguma influência por parte da Lua nos partos, esta deve ser muito pequena, já que não houve nenhuma fase da Lua em especial que nascesse um número muito maior ou menor de bebês.Ao analisar o efeito de maré, pode-se concluir que não há efeito de maré em uma região pequena, como por exemplo, o líquido no útero da mulher em relação ao resto de seu corpo.
Não há nenhuma evidência de que em alguma fase da Lua em especial nasça um número maior ou menor de bebês do que em qualquer outra fase, contradizendo a crença popular de que nos dias de lua cheia aumenta-se o número de nascimentos.

Natália 3ºC

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty COPÉRNICO, KEPLER E GALILEU - 3ºB - Nºs: 08,14,15,25 e 29

Mensagem  isa_bela Seg Nov 16, 2009 6:34 pm

TRABALHO DE ASTRONOMIA. TEMA: COPÉRNICO, KEPLER E GALILEU

1) A dificuldade de Copérnico em modificar a teoria astronômica da época utilizando apenas uma geometria simples (sendo que ele não tinha nenhuma evidência experimental);

2) A descoberta dos planetas Urano, Netuno e Plutão desaprova a afirmação de Kepler que as órbitas dos planetas estavam circunscritas nos cinco sólidos pitagóricos (tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro), pois não havia mais sólidos regulares para eles;

3) As três leis de Kepler: "os planetas se movem em torno do Sol em órbitas elípticas, com o Sol num dos focos da elipse", "os planetas percorrem áreas iguais em tempos iguais", "o quadrado dos períodos orbitais dos planetas (o tempo que eles levam para completar uma volta em torno do Sol) é proporcional ao cubo de suas distâncias médias até o Sol";
Teve grande importância na Revolução Científica, onde melhorou significamente o telescópio refrator e com isso descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Com o esse telescópio, auxiliou na comprovação das teorias de Copérnico e Kepler;

4) Galileu e Kepler conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la. As observações de Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da teoria de Copérnico. Além disso, as observações de Galileu das luas de Júpiter provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra.

5) Embora Copérnico, Galileu e Kepler viverem em épocas diferentes, suas teorias separadamente se completam. Ou seja, é visto que hoje a teoria dos três se completam, uma ajudando no entendimento da outra.


- DENISE Nº08, ISABELA Nº14, JOÃO PAULO Nº15, ROBERTA Nº25 e VITOR Nº29 - 3ºB

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Galáxias Regulares - Jéssica Felix, Nº10 3ºH

Mensagem  Jefelix Seg Nov 16, 2009 6:59 pm

ASTRONOMIA PRA CRIANÇAS - GALÁXIAS

REGULARES: Hubble classificou como galáxias irregulares aquelas que eram privadas de qualquer simetria circular ou rotacional, apresentando uma estrutura caótica ou irregular. Muitas irregulares parecem estar sofrendo atividade de formação estelar relativamente intensa, sua aparência sendo dominada por estrelas jovens brilhantes e nuvens de gás ionizado distribuídas irregularmente. Em contraste, observações na linha de 21 cm, que revela a distribuição do gás hidrogênio, mostram a existência de um disco de gás similar ao das galáxias espirais. As galáxias irregulares também lembram as espirais no seu conteúdo estelar, que inclui estrelas de população I e II (jovens e velhas).


Atividade proposta para fixação das crianças:
https://2img.net/r/ihimizer/img193/9242/imagempo.jpg


Última edição por Jefelix em Seg Nov 16, 2009 7:57 pm, editado 2 vez(es)

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Galaxias espirais - Renan nº25 3ºH

Mensagem  redeberaldini Seg Nov 16, 2009 7:38 pm

ESPIRAIS: as galáxias espirais, quando vistas de frente, apresentam uma clara estrutura espiral. Andrômeda (M31) e a nossa própria Galáxia são espirais típicas. Elas possuem um núcleo, um disco, um halo, e braços espirais. As galáxias espirais apresentam diferenças entre si principalmente quanto ao tamanho do núcleo e ao grau de desenvolvimento dos braços espirais. Assim, elas são subdivididas nas categorias Sa, Sb e Sc, de acordo com o grau de desenvolvimento e enrolamento dos braços espirais e com o tamanho do núcleo comparado com o do disco.

Sa - núcleo maior, braços pequenos e bem enrolados.
Sb - núcleo e braços intermediários
Sc - núcleo menor, braços grandes e mais abertos.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE- Extinção de animais marinhos. Caroline n° 05 3°I

Mensagem  Caroline Mutaf Ter Nov 17, 2009 5:05 am

A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo, o uso inadequado e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, a falta de água doce, e a extinção de diversos tipos de animais marinhos que grande parte é ocasionada pela irracionalidade dos seres humanos com o ambiente.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE- Extinção de animais marinhos.Tatiane n°25 3°I

Mensagem  Tatiane Rufatto Ter Nov 17, 2009 5:16 am

Apesar da imensidão, as águas marinhas existentes no globo vêm sofrendo muito com a poluição produzida pelo homem, Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos, devido ao grande volume de suas águas, os mares e oceanos há muito tempo vêm sendo usados como depósitos de detritos. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Fases da Lua - Tamires Alves e Ana Paula Sbrunhera 3°A

Mensagem  Tamires Alves Ter Nov 17, 2009 6:36 am

[center]Com o trabalho aprendemos alguns aspectos científicos importantes sobre a lua e suas fases. Nota-se que os ciclos da lua são em 4 fases distintas - lua nova, lua quarto minguante, lua quarto crescente e lua cheia. Na verdade a lua possui inumeras fases, porém, na prática apenas 4 fases da lua possuem denominações especiais. Isso ocorre por conta da posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o sol ilumina a lua sob um ângulo diferente, a medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e é denomidado mês lunar. Em um ano temos 12,4 ciclos lunares completos, isso significa que a mesma fase pode acontecer no minimo 12 vezes ao ano.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty CALENDÁRIO ROMANO - Qual a diferença entre os calendários Juliano e Gregoriano? - Angélica, Nº 03, 3ºA

Mensagem  Angélica Ter Nov 17, 2009 8:19 am

A diferença entre os dois calendários está precisamente, na duração considerada do ano e como eles resolvem o problema da defasagem de tempo nas regras para recuperação do dia perdido, acumulado durante os anos: o ano tropical se defasa de 1 dia a cada 128 anos no Calendário Juliano e a cada 3.300 anos no Calendário Gregoriano.

A solução do calendário Juliano foi adicionar anos de transição (bissextos) a cada quatro anos, com o resultado final de que o calendário Juliano seria 11 minutos e 14 segundos mais longos que o percurso real da lua ao redor do sol. Isto significou que os fatos astronômicos e os cálculos do calendário estariam com uma diferença de um dia a cada 128 anos. O equinócio real, por exemplo, iria então, acontecer um dia antes da data prevista no calendário.

Já o calendário Gregoriano tentou corrigir isto ao encurtar o calendário médio anual, introduzindo uma regra adicional de que, em comparação com a regra do ano de transição do calendário Juliano, não haveria ano bissexto em anos que podem ser divididos por 100, mas não por 400.

Graças a este reduzido número de anos bissextos, o calendário Gregoriano está mais perto da realidade astronômica - ainda que não seja exato - mas a diferença entre os fatos da astronomia e a data do calendário hoje é somente de 26 segundos por ano. Isto significa que em 3.600 anos teríamos uma diferença de um dia.

Atualmente, o calendário Juliano está 13 dias "atrasado" em relação ao Gregoriano, e em 2100 esta diferença será de 14 dias. Isto significa que o equinócio vernal, que está estabelecido como o dia 21 de março, e sobre o qual apóia-se a data da Páscoa, cai no calendário Juliano num dia em que, sob o calendário Gregoriano, equivale ao dia 3 de abril.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Extinção de animais marinhos Talita Monique 3ºI

Mensagem  talitamonique Ter Nov 17, 2009 8:28 am

Pesca predatória
Apesar da pesca ser uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem, parece que o tempo de prática ainda não foi suficiente para evitar que ela seja realizada de forma predatória. Nosso apetite por peixe está excedendo os limites ecológicos dos oceanos, com impactos devastadores em muitos ecossistemas. Hoje a captura indiscriminada mata e desperdiça entre 18 e 40 milhões de toneladas de peixes, tartarugas e mamíferos marinhos todos os anos, o que representa nada mais nada menos do que cerca de um terço de toda a pesca mundial.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Expedições espaciais - Sputinik II

Mensagem  Laribrosco Ter Nov 17, 2009 9:13 am

Um aspecto impressionante do vôo do Sputnik 2 foi a detecção de cinturões de radiação em torno do nosso planeta, mais tarde batizados como “Cinturões de Van Allen”.
A constatação veio apenas após 1 de fevereiro de 1958, através do satélite americano Explorer 1, o que deu aos Estados Unidos uma das primeiras grandes descobertas da história da Astronáutica. Na verdade os cientistas soviéticos não souberam interpretar a informação que tinham obtido em primeira mão!




Larissa Corrêa Brosco n° 14 3°F

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ASTROS

Mensagem  giovana.carvalho Ter Nov 17, 2009 2:51 pm

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ASTROS

Giovana Carvalho Nº 12 3ºE

outro ponto importante à respeito da Astronomia, é sobre as propriedades fundamentais dos planetas, como a massa, raio, distância ao sol, composição química, rotação, temperatura e reflectividade e a forma como são determinadas.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Galáxias Elípticas - Nathália Fernandes, Nº 23 3ºH

Mensagem  Jefelix Ter Nov 17, 2009 5:06 pm

ASTRONOMIA - GALAXIAS


ELÍPTICAS: as galáxias elípticas apresentam forma esférica ou elipsoidal, e não têm estrutura espiral. Têm pouco gás, pouca poeira e poucas estrelas jovens. Elas se parecem ao núcleo e halo das galáxias espirais. As galáxias elípticas variam muito de tamanho, desde super-gigantes até anãs. As maiores elípticas têm diâmetros de milhões de anos-luz, ao passo que as menores têm somente poucos milhares de anos-luz em diâmetro. As elípticas gigantes que têm massas de até 10 trilhões de massas solares, são raras, mas as elípticas anãs são o tipo mais comum de galáxias.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE- Extinção de animais marinhos.Juliana n°09 3°I

Mensagem  Caroline Mutaf Ter Nov 17, 2009 5:25 pm

Cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo são acumuladas nos oceanos todos os anos. Outra prática que contribui para a poluição marinha são os navios petroleiros e os oleodutos, o primeiro pode causar contaminação das águas quando ocorrem vazamentos e após ter retirado o produto permanecem alguns resíduos, então é realizada uma lavagem nos tanques do navio e a água suja com petróleo é jogada no mar, o segundo acontece quando o encanamento do oleoduto se rompe produzindo vazamentos, esse tipo de poluição marinha é chamada de ‘maré negra’. A imensa quantidade de substâncias lançadas nos oceanos produz o aparecimento de organismos que prejudicam o desenvolvimento da vida marinha .

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE- Extinção de animais marinhos.Natália n°19 3°I

Mensagem  Caroline Mutaf Ter Nov 17, 2009 5:30 pm

A maioria de poluentes despejados vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras, tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido que são levados pelos rios que deságuam no mar.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Marcus Vinicius nº22 3ºE

Mensagem  juh.neves Qua Nov 18, 2009 1:10 pm

Paralaxe Heliocêntrica

A paralaxe heliocêntrica é usada para medir a distância das estrelas mais próximas. À medida que a Terra gira em torno do Sol, podemos medir a direção de uma estrela em relação às estrelas de fundo quando a Terra está de um lado do Sol, essa medida é feita novamenet seis meses mais tarde, quando a Terra está no lado oposto da primeira medição, ou seja, do outro lado do Sol, a paralaxe heliocêntrica é correspondida pela metade do desvio total da posição na estrela.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 5 Empty Exploração espacial - Explosão mais antiga do mundo

Mensagem  Larissa Brosco Sex Nov 20, 2009 8:12 pm

A luz de uma estrela que explodiu há 13 bilhões de anos foi detectada foi um satélite da Nasa, agência estadunidense de exploração espacial. A luz de raios gama da explosão foi observada por vários telescópios para que sua fonte e localização fosse identificada. A iluminação causada pela explosão da estrela viajava pelo universo desde apenas 630 milhões de anos depois do Big Bang.
A explosão da estrela, chamada de GRB 090423, já era esperada por especialistas da área, de acordo com Nial Tanvir, da Universidade de Leicester, no Reino Unido. “Vínhamos procurando por uma explosão como esta há muitos anos, e é claro que esperávamos vê-la um dia, mas foi incrível perceber que este era o momento”, afirma Tanvir.

O UNIVERSO CHEGARÁ AO FIM MAIS CEDO DO QUE SE PENSAVA

Astrônomos esperam que a observação desta e de outras explosões de raios gama distantes possam ajudar na compreensão da era negra cósmica, quando as primeiras estrelas e galáxias ainda não tinham sido formadas. “Esta explosão nos dá uma visão sobre uma era em que o universo era muito jovem e ainda passava por mudanças drásticas”, afirma Dale Frail, o Observatório Astronômico Nacional dos Estados Unidos.
Os especialistas acreditam que as primeiras estrelas do universo eram mais claras, quentes e mais densas que as que se formaram depois. Apesar da incrível descoberta sobre a explosão da estrela mais antiga do universo, cientistas ainda necessitam analisar mais estrelas antigas para compreender mais esta época da formação das estrelas e do universo. Mas quanto tempo isso deve demorar? “Baseado em experiências anteriores, pode demorar alguns anos antes de haver outra explosão, mas eu não ficaria surpreso se isso acontecesse amanhã”, afirma Tanvir.

EDUARDO TADASHI MATSUMOTO N°06 3°F

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