no mundo da lua
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)

+96
Tamires Alves
Tatiane Rufatto
Caroline Mutaf
redeberaldini
Jefelix
isa_bela
guiboffo
Natália 3ºC
ngarcia
Fernando 3b
Renanzao
Danielli Bastos
Lucas Evangelista
Rapha
Gabriel H.
talita
Guedes
irto
Sthéfanie Busch
Lívia Stacciarini
Fábio
Patricia Marcandalli Neve
mayara c.
Juliana M
tizzi
Sérgio Biasi
Luiz Felipe 3c
Gabriele Marques 3A
ligia vacilotto
Luis Eduardo 3F
Carol
Luana3F
Stella Carlota Lopes
Jéssica Gomes
Danilo3ºA
David
Larissa Brosco
Cibele Píspico
Luiza
Mariana Prado
ccarnevali
danielelel
Mylena Bolgar
Anne Oliveira
juh.neves
kaa_rina
Aline Riquena
juuulia
Danieli Rinaldi
Beatriz Augusto 3A
Vítor L.
Patricia Nunes
Paulo Vinícius Piovani
Camila Pasqualini de Oliv
ftonus
shock
Caa
guilherme
Lucas Michel
Hercílio
Guto
Dani
Luiz Roberto de Oliveira
Juliana Cristina Carneval
mariferreira
aryadnemello
Vinícius
Camila Alfano
Rafael Pallini Morais
Pedro Henrique Queda
Luciana Romano
Calebe Gonçalves
Nah Cavalheiro
paulo3d
Iara Voros
maay
Daniel Giatti
Haila
rafael_rdp
Fernanda Bortoletto
kelly
Naidjão
Gaby
MAY
Clazinha
Nathália
Gabriella
Marcelo21
Náh
Monikinha
bianca
julio
beattriz13
Daniela Guerra Pompermaye
Eduarda
Fernanda.Jungton
100 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Expedições com Animais Luana Nº 15 3ºF

Mensagem  Luana3F Seg Nov 16, 2009 12:17 pm

Expedições com Animais

20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem da história a pisar na lua. Milhões de pessoas assistiram à transmissão do evento e, depois que Edwin"Buzz" Aldrin, Jr. se juntou a Armstrong, os dois passaram mais de duas horas recolhendo rochas lunares para levar de volta à Terra para análise. A operação foi um triunfo, não apenas para os Estados Unidos, mas para a humanidade, que imaginava as possibilidades de exploração.

O que muitos não sabem, entretanto, é que certos sacrifícios foram feitos para que os astronautas pudessem viajar no espaço. Os principais, porém, desconhecidos heróis da exploração espacial são os animais.

Antes de os programas espaciais começarem a enviar pessoas para a órbita, os cientistas não sabiam o que poderia acontecer com um organismo vivo que saísse da atmosfera terrestre. Quais seriam os efeitos da falta de gravidade em um mamífero? Como o corpo agüentaria a radiação solar?

Então, em vez de colocar seres humanos em uma situação tão arriscada, os Estados Unidos e a Rússia mandaram macacos, chimpanzés, cães e outros animais para o espaço a fim de analisar tais efeitos.

Luana3F

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Ano Bissexto, nº05 3ºA

Mensagem  Carol Seg Nov 16, 2009 12:26 pm

Os primeiros anos bissextos quem deu origem foi o imperador Júlio César no calendário juliano que assim como o nosso calendário atual, é baseado no movimento aparente anual do Sol em relação à Terra, mas não deu muito certo a contagem, pois, antes os anos bissextos eram todos os anos divisíveis por 4, mas com o passar do tempo, as estações do ano estavam começando antes das datas previstas pelo calendário. Em 1582, o papa Gregório XIII estabeleceu uma reforma crucial ao calendário ocidental: Suprimiu 10 dias acumulados, para que o início de cada estação ocorresse na época certa; Eliminou a ocorrência de anos bissextos durante três anos seculares para cada período de 400 anos, de modo que o ano 1600 foi bissexto, os anos 1700, 1800 e 1900 não o foram, o ano 2000 o foi, e assim sucessivamente (somente os anos seculares divisíveis por 400 são bissextos).
O ano gregoriano possui em média 365,2425 dias (365 dias, 5 h, 49 min e 12 s), valor bem próximo ao do ano trópico ou solar, que é a referência fundamental desses calendários solares, cuja duração é de 365,2422 dias (365 dias, 5h, 48 min e 46 s).

Carol

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Dificuldades dos Propelentes em realizar uma viage para Marte Luís Eduardo n°17 3F

Mensagem  Luis Eduardo 3F Seg Nov 16, 2009 12:28 pm

Um foguete de tecnologia atual, com combustível químico, levaria cerca de 8 meses para percorrer a distância entre a Terra e Marte.
Um dos problemas da viagem espacial é que é necessário levar todo o combustível necessário ao partir. Entretanto, quanto mais combustível se leva, maior a massa da nave, o que acaba exigindo mais combustível --um verdadeiro círculo vicioso.

Os foguetes à base de químicos queimam o combustível, e os gases são expelidos para trás em grande quantidade. Isso provoca uma forte aceleração, mas em poucos minutos se consomem toneladas de combustível.
Então com uma longa viagem e um grande custo, os cientistas ficam tímidos em relação ao fato de haver uma breve expedição com humanos à marte.

Luis Eduardo 3F

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Terceira Lei de Kepler: Lei dos tempos

Mensagem  ligia vacilotto Seg Nov 16, 2009 12:30 pm

Ligia Vacilotto nº19 3ºD


Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos maiores de suas órbitas".
Ou seja, sendo T o período de revolução (ano do planeta) e D o eixo maior da órbita de um planeta, tem-se:
T²/D³ = K, sendo k constante.
Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora a completar uma revolução em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela.

ligia vacilotto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty As Fases Da Lua - Gabriele n° 14 3°A

Mensagem  Gabriele Marques 3A Seg Nov 16, 2009 12:36 pm

O aspecto da Lua se modifica diariamente, mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e se chama mês lunar, lunação, revolução sinódica ou ainda período sinódico da Lua.
Em cada dia da lunação enxergamos a Lua um pouco diferente e assim podemos imaginar cerca de 30 diferentes fases da Lua.
Uma dada fase da Lua representa um ângulo cujo vértice está na Terra, entre Lua e Sol. Mas como a Lua se move, esse ângulo muda constantemente. Assim, rigorosamente falando, a cada instante temos uma fase da Lua diferente. A Lua, na verdade, tem infinitas fases.
Porém, na prática, geralmente apenas quatro fases lunares recebem denominações especiais: são as luas crescente, cheia, minguante e nova.Entre duas fases iguais (duas luas novas, por exemplo) passam-se 29,5 dias. Portanto, em 1 ano temos 12,4 ciclos lunares completos. Isto significa que uma mesma fase pode acontecer no mínimo 12 e no máximo 13 vezes num único ano.

Gabriele Marques 3A

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty a influência da lua na estética

Mensagem  Luiz Felipe 3c Seg Nov 16, 2009 1:25 pm

A lua muda de fase a cada sete dias. Rege o “clima” do dia e tudo o que nos afeta e sensibiliza nesse curto período. Tudo o que quisermos que cresça e se revele, ou o contrário – diminua, contraia-se, perca a força ou desapareça – devemos fazer sob a correta influência da lua. Nesses casos se incluem: tratamentos de saúde e beleza, dietas etc.

Engordar, inchar ou emagrecer são, em última instância, a extensão dos efeitos da Lua em suas fases de aumentar, crescer, diminuir e minguar, como uma visível barriga no céu.

A lua rege as águas de nosso planeta e os líquidos de nosso corpo. Daí sua grande influência também sobre a saúde e a beleza. Tratamento de beleza, dietas e até cirurgias são bastante afetados pela esfera lunar. O crescimento do cabelo, maior ou menor hidratação da pele, maior volume de seiva nos fios do cabelo são alguns dos efeitos da forte influência da lua sobre o corpo humano. Conheça as influências da lua nas suas diversas fases e siga as nossas dicas de beleza.[u]

Luiz Felipe 3c

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Pontos importantes,Trabalho astronomia Sérgio 3°F

Mensagem  Sérgio Biasi Seg Nov 16, 2009 1:27 pm

-Hoje em dia,Marte é visto como planeta mais próximo da Terra não só em distância como também em semelhanças em seu aspecto físico, como seu tamanho e sua superfície.

-Um dos problemas da viagem espacial é que é necessário levar todo o combustível necessário ao partir. Entretanto, quanto mais combustível se leva, maior a massa da nave, o que acaba exigindo mais combustível um verdadeiro círculo vicioso.

-Os motores de plasma expulsam apenas alguns íons átomos com uma carga elétrica, mas a mais de 55 mil quilômetros por hora. A grande velocidade de saída compensa em parte a minúscula massa do material, o que aumenta a eficiência do sistema.

-A NASA possivelmente está apenas a algumas décadas de desenvolver uma espaçonave movida a antimatéria que cortaria os custos de combustível para uma fração do que custam agora. Em outubro de 2000, cientistas da NASA anunciaram projetos incipientes de um motor movido a antimatéria que poderia gerar um impulso enorme com quantidades pequenas de combustível de antimatéria. A quantidade de antimatéria necessária para abastecer o motor para uma viagem de um ano para Marte poderia ser tão pequeno quanto um milionésimo de grama, de acordo com um relatório da edição daquele mês do Journal of Propulsion and Power (Jornal de Propulsão e Energia).


Emerson N°7
Luis Eduardo N° 17
Sérgio Biasi N°23
Thiago Bixara N°24

3°F


Última edição por Sérgio Biasi em Seg Nov 16, 2009 2:12 pm, editado 1 vez(es)

Sérgio Biasi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Vivian Venarusso nº27 3ºE

Mensagem  juh.neves Seg Nov 16, 2009 1:53 pm

Determinação de distâncias astronômicas


Para determinar a distancia das estrelas usa-se a maior linha de base, garantindo assim a precisão da medida. A do Sol e da Lua se definem na diferença entre o ponto do observador e o centro da Terra. Para corpos situados fora do sistema solar a linha é o eixo da órbita em torno do sol.

juh.neves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty O Almagesto de Ptolomeu - N° 10, 21, 22, 28, 30 - 3°B

Mensagem  tizzi Seg Nov 16, 2009 1:56 pm

○ O Almagesto influenciou a ciência durante mais de mil anos

○ O autor, no caso Ptolomeu, baseou-se na concepção de Hiparco de Nicéia (190-126 a.C.) de que a Terra era o centro do universo( modello geocêntrico).

○ O Almagesto, uma fabulosa obra composta por 13 volumes e onde estão relacionadas 1022 estrelas de 48 constelações, sendo 12 zodiacais, 21 ao Norte e 15 ao Sul, inclusive as quatro estrelas principais do Cruzeiro do Sul, na época pertencentes à constelação do Centauro.

○ Ele era aceito até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico.

○ Serviu de mapa estelar para indicar a direção desejada por marinheiros daquela época para chegarem a seus destinos.

Fellipe Chaguri, 10
Marcelo Tizzi, 21
Marina Rapuano,22
Vicente Martins, 28
Wilidy Vianna, 30

tizzi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Os Calendários Romano e Cristão - Juliana nº16 3ºA

Mensagem  Juliana M Seg Nov 16, 2009 2:00 pm

(Origem do calendário)

Há alguns milênios, com o avanço da sociedade, tornou-se necessário estabelecer uma ferramente que pudesse registrar o tempo de maneira organizada e uniforme, principalmente na agricultura - origem da sociedade como a conhecemos -, para poder controlar melhor as colheitas. Para estebelecer essa medida, foram buscadas referências em diversos aspectos da natureza: os astros, o dia e a noite, as fases da lua. A partir daí foram estabelecidos os conceitos de semana, mês e ano.
Existem indícios que mesmo em eras pré-históricas, alguns homens já se preocupavam em marcar o tempo. Na Europa, há 20.000 anos, caçadores escavavam pequenos orifícios e riscavam traços em pedaços de ossos e madeira, possivelmente contando os dias entre fases da Lua.


Juliana S. Mendes, nº16 3ºA

Juliana M

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty ASTRONOMIA- CALENDÁRIOS- MAYARA CURTI 3ºA- Nº: 21

Mensagem  mayara c. Seg Nov 16, 2009 2:01 pm

Segundo os manuais, o calendário é um sistema de ordenamento do tempo com propósitos de organização da vida civil, observância das obrigações religiosas e marcação de eventos científicos. Os anos se agrupam em décadas, décadas em séculos, e séculos em milênios. Todos os calendários se referem a uma cosmologia e são de inspiração religiosa. Em sentido amplo, todo calendário é astronômico, variando apenas seu grau de exatidão matemática. Classificam-se eles em siderais, lunares, solares e lunissolares.

mayara c.

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Geocentrismo X heliocentrismo

Mensagem  Patricia Marcandalli Neve Seg Nov 16, 2009 2:05 pm

[justify]A teoria do geocentrismo foi criada por aristóteles onde aponta a Terra como centro do universo e os outros corpos giram ao seu redor.Mas foi em 1514 que Copérnico provou o contrário, o Sol está no centro do universo e os planetas giram em torno dele.Mas hoje sabemos que não são somente os planetas que giram em torno dele, todos os corpos celestes giram em torno do mesmo. Foi Copérnico quem provou essa teoria mais ampla e fez criar-se oportuno para os cálculos da posição dos planetas no zodíaco.
Com o heliocentrismo, Kepler conseguir provar que a órbita de Marte era uma elipse mas que mesmo assim girava em torno do sol.
Galileu Galilei cxonsegue provar nesta época a lei da inércia, que dois corpos tendem a manter o movimento retilínio e uniforme caso não haja interferencia de outra força.


Alexandre 3°B
Andressa 3°B
Deborah 3°B
Fernando 3°B
Patricia 3°B

Patricia Marcandalli Neve

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Robô dotado de curiosidade poderá ser mais eficaz na exploração espacial- Fábio nº8 3ºF

Mensagem  Fábio Seg Nov 16, 2009 2:19 pm

Ao invés de dotar robôs com sofisticados sistemas de visão artificial, haverá um software de controle que dá aos seus rovers um capacidade de "imaginar a si próprio" inserido no ambiente que ele deve explorar.
Talvez mais importante do que essa capacidade de se localizar, o programa de inteligência artificial dá ao robô uma espécie de sentido de curiosidade.
Inicialmente o robô faz uma varredura do ambiente ao seu redor, colhendo dados por meio de dois sensores comuns, capazes de detectar a inclinação do terreno. A partir dessa informação inicial, ele constrói 15 cenários possíveis para descrever o ambiente ao seu redor.

Fábio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Lívia, Fernanda, Beatriz nº13 , nº 03 , nº 06 - 3º H - PLANETAS

Mensagem  Lívia Stacciarini Seg Nov 16, 2009 2:21 pm

O trabalho tratava-se dos planetas, e tinha como pontos principais a análise da existencia dos mesmos , e como eles se diferem, relatando tambem a existência de outros coisas que fazem parte do sistema mas que são considerados planetas.
Por isso um dos pontos mais interessantes tratados no trabalho foi o fato de no ano de 2006 Plutão ter deixado de ser um planeta.Já que a anos atrás ele não fazia parte, logo em seguida passou a fazer parte, e finalmente em 2006 se concretizou que ele estaria fora do sistema solar, sendo conseiderado um planeta..
Isso ocorreu não foi devido a massa de Plutão, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas sim a sua órbita. Porque para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior.
Hoje Plutão é considerado um "Planeta Anão", e foi devido a o conhecimento de outros "Planetas Anões" que chegou-se a conclusão que plutão tambem era.
E finalizo concluindo que não foi uma decisão que agradou a todos, mais de acordo com os cientistas era a unica coisa certa a fazer.

Lívia Stacciarini

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Sthéfanie Busch nº 26 - 3º E - "DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS ASTRONÔMICAS"

Mensagem  Sthéfanie Busch Seg Nov 16, 2009 2:51 pm

Paralaxe Heliocêntrica

A paralaxe Heliocêntrica é utilizada no cálculo da distância das estrelas mais próximas a Terra. A medida em que a Terra gira em torno do Sol, são feitos cálculos a partir da posição da Terra em relação ao Sol. A distância é cálculada pela metade do desvio total da posição na estrela, mas os resultados chegam apenas 6 meses depois, quando a Terra atinge o outro lado do Sol.

Sthéfanie Busch

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Charles Darwin - teoria da evolução - nº01 3ºD

Mensagem  irto Seg Nov 16, 2009 3:07 pm

Airton Biasotto Filho nº 01 3ºD


No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes

irto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Astronomia para crianças - Big Bang

Mensagem  Guedes Seg Nov 16, 2009 3:10 pm

O que existia antes do Big Bang ?

Uma coisa que é muito dificil de ser respondida é se existia alguma coisa antes do Big Bang, essa é uma coisa que não sabemos, mas hoje em dia pesquisadores estao estudando teoria que o nosso Universo é parte de outros, existindo muitos outros Universos como o nosso, mas provavelmente vai ser difícil de explicar se realmente existia alguma coisa antes do Big Bang.

Yuri Guedes Mello n°29 3°H

Guedes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Movimento dos planetas - 3ºH nº27

Mensagem  talita Seg Nov 16, 2009 3:17 pm

Os planetas estão muito mais próximos de nós do que as estrelas, de forma que eles parecem se mover, ao longo do ano, entre as estrelas de fundo. Esse movimento se faz, geralmente, de oeste para leste (não confundir com o movimento diurno, que é sempre de leste para oeste), mas em certas épocas o movimento muda, passando a ser de leste para oeste. Esse movimento retrógrado pode durar vários meses (dependendo do planeta), até que fica mais lento e o planeta reverte novamente sua direção, retomando o movimento normal. O movimento observado de cada planeta é uma combinação do movimento do planeta em torno do Sol com o movimento da Terra em torno do Sol, e é simples de explicar quando sabemos que a Terra está em movimento, mas fica muito difícil de descrever num sistema em que a Terra esteja parada.


Última edição por talita em Seg Nov 16, 2009 3:21 pm, editado 1 vez(es)

talita

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Gabriel Herrera Nº 13 3º A

Mensagem  Gabriel H. Seg Nov 16, 2009 3:19 pm

A IMPORTÂNCIA DO CALENDÁRIO ROMANO
O primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C., ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio. Era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, dez meses lunares, seis de 30 dias e quatro de 31, desde Março a Dezembro. O primeiro mês é o Martius (Março) e adota a meia-noite para início do dia.
Numa Pompilius, que por tradição foi o segundo rei de Roma, discípulo de Pitágoras, reconhece a necessidade de se instalar um calendário com base astronômica. Elabora um calendário solar composto de 355 dias distribuídos em 12 meses.
Supersticioso, considerava os dias pares azarados. Por isso, diminuiu um dia dos seis meses de 30 dias. Aos seis dias juntou mais 51, formando dois novos meses.
Januarius, com 29 dias, é colocado sob a proteção de Janus, o deus da paz, representado por duas faces, uma olhando para o passado (fim do ano) outra para o futuro (ano novo).
Februarius, com 28 dias, azarado por ser número par, é dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa. Sua denominação faz referência à "febre", é o mês das doenças, considerado de mau agouro.
Assim, o ano fica com 355 em vez de 354, que era o valor do ano lunar, para evitar o suposto azar de um número par. A cada dois anos, há um 13º mês, Mercedonius, com 22 ou 23 dias.
Os anos no calendário romano eram chamados de “ab urbe condita” (expressão latina que significa “desde a fundação da cidade”), a partir da fundação da cidade de Roma.

Gabriel H.

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty influencia da lua na pesca raphael 3C n:28

Mensagem  Rapha Seg Nov 16, 2009 3:33 pm

A importância da Lua existe tanto para a pesca em alto mar, como nos rios ou em lagos:
• Na Lua nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro;
• Na Lua crescente a luminosidade ainda é pequena e são pouco os peixes que sobem a superfície, período regular;
• Na Lua cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento de seu metabolismo e portanto de seu apetite, período ótimo;
• Na Lua minguante nesta fase os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.

Rapha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Big Bang, Lucas Lemos Peixinho Evangelista Nº14 3ºH

Mensagem  Lucas Evangelista Seg Nov 16, 2009 4:17 pm

Temperatura e expansão

Como a temperatura é a medida da energia média das partículas, e esta é proporcional à matéria do universo, de uma forma simplificada, ao dobrar o tamanho do universo, sua temperatura média cairá pela metade. Isto é, ao reduzir o tecido universal, portanto aumentando sua densidade, aquela dobrará; podemos ter um ponto de partida de temperatura máxima, e massa concentrada numa singularidade, que nos dará o tempo aproximado do início da aceleração da expansão do tecido universal, e sua gradual e constante desaceleração térmica. Para entender este processo, há que se usar um exemplo prático, a visão deve ser quadridimensional.
Imaginemos uma bolha de sabão, suponhamos que esta bolha seja preenchida por um fluido, deixemos o fluido de lado e concentremo-nos na superfície propriamente dita da bolha. Esta no início é um ponto de água com sabão, por algum motivo desconhecido, que não importa, começa a aumentar através da inserção de um gás, tomando a forma esférica. Observemos que, na medida em que o ar penetra preenchendo o interior da bolha de sabão (a exemplo de uma bexiga), começa a haver a expansão volumétrica do objeto. Nos concentremos no diâmetro da bolha e na espessura da parede. Verificaremos que, à medida em que seu diâmetro aumenta, a espessura diminui, ficando mais e mais tênue, pois a matéria está sedesconcentrando e se espalhando em todas as direções. De uma maneira simplificada, podemos afirmar que o aumento do diâmetro da bolha é o universo em expansão, o aumento da área da superfície é a diminuição da densidade material, a redução da espessura da parede é a constante térmica que diminui à medida em que o universo se expande.

Lucas Evangelista

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Astronomia - as influências da lua na natureza (resumo)

Mensagem  Danielli Bastos Seg Nov 16, 2009 4:23 pm

Assim como o sol, a lua também tem papel fundamental no funcionamento de certos mecanismos da natureza. Nas águas do mar, ela produz as marés, através de seu puxão gravitacional sobre elementos de maior fluidez. Seguindo essa mesma linha, a lua ainda pode influir numa tendência comportamental no homem, devido ao movimento dos fluídos existentes no corpo humano, e que também sofrem atração lunar. Além disso, para o ser humano, a lua é ainda mais insigne, estando ligada à origem humana, devido a sua influência no ciclo menstrual da mulher, na gestação e nascimento.

A lua também apresenta preponderância na agricultura e em atividades como a pesca. Na pesca, a lua influi na luminosidade e metabolismo dos peixes. Na agricultura ela estabelece uma série de prescrições, também baseadas na luminosidade proporcionada pela lua, e apresenta diferentes características em cada hemisfério (no trabalho foi focado o hemisfério sul).

No que diz respeito a clima, as condições do tempo podem ser previstas em determinados locais, através da observação da lua e de seu comportamento.

Danielli, 07, 3°C

Danielli Bastos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty ASTRONOMIA - RENAN G.P 3A

Mensagem  Renanzao Seg Nov 16, 2009 4:32 pm

O ano solar é o intervalo de tempo que a Terra leva para transladar ao redor do Sol, tendo como referência o próprio Sol. Do ponto de vista terrestre (geocêntrico), percebemos a translação da Terra através do movimento aparente anual do Sol por entre as constelações do Zodíaco.

Renanzao

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Teorias geocêntricas e heliocêntricas (epicíclicos)

Mensagem  Fernando 3b Seg Nov 16, 2009 4:39 pm

O universo aristotélico-ptolomaico explicava o movimento dos planetas (e das estrelas “fixas”) por meio de esferas concêntricas. Cada planeta encerrava-se numa esfera própria, e com ela girava em torno da Terra. Acontece que as observações não se encaixavam com esse sistema. Para explicar os movimentos erráticos dos planetas, Ptolomeu teve de construir todo um esquema de deferentes e epiciclos. Os epiciclos descreviam o movimento dos planetas dentro de suas próprias esferas, causando, portanto, sua movimentação única. O problema é que, com a maior quantidade e precisão das observações realizadas, o sistema passava a requerer cada vez mais epiciclos para explicá-las - quase 70, no século XVI. Os epiciclos representavam argumentos ad hoc que visavam a manutenção de um paradigma. Copérnico, embuído das noções de harmonia e simplicidade do neoplatonismo, acabou com o "pesadelo epicíclico" imaginando um universo em que o Sol está no centro e a Terra gira ao redor dele, como os outros planetas, em simples órbitas esféricas.

Fernando , 11 , 3B

Fernando 3b

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Nathália Garcia - nº 24 - 3º E

Mensagem  ngarcia Seg Nov 16, 2009 4:58 pm

Distancia dos astros


Uma tarefa aparentemente fácil, de maneira geral, é a determinação de distâncias. Na astronomia está tarefa pode ser bem complicada, pois a única forma de se obter essas informações a respeito de um astro é através da luz por ele emitida (estrelas) ou refletida (Planetas e outros corpos). As mais comuns e mais conheçidas maneiras de se calcular a distancia de um astro é usando a Paralaxe ea Lei de Hubble.
A paralaxe é o mais comum para medir distâncias entre astros, utilizando o movimento da Terra em sua órbita, ea Lei de Hubble calcula a distância usando a já conhecida relação entre período e a luminosidade de variáveis, tendo como consequência o efeito Doppler.

ngarcia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) - Página 4 Empty Re: FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos