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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)

Mensagem  Fernanda.Jungton Sex Nov 13, 2009 10:15 am

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA)


Última edição por Fernanda.Jungton em Sex Nov 13, 2009 10:44 am, editado 1 vez(es)

Fernanda.Jungton

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Calendário Maia, Amanda Cristina n°01 3°A

Mensagem  Fernanda.Jungton Sex Nov 13, 2009 10:24 am

Calendário Maia
Exatidão Impressionante: distinguia esse calendário. Deixaram de lado a tradicional base lunar (conhecendo talvez as dificuldades de calculo que ela impunha) e tomaram coordenadas exatas de origem solar, usando longos períodos que lhes permitam inexatidão de apenas 52 milésimos de dia em um ciclo 0 de 1508 anos comuns, equivalente a 1507 anos astronômicos ou verdadeiros. Enquanto isso, os gregos erravam 12 dias completos no seu melhor calendário, com o seu ciclo de 1460 anos.

Amanda Cristina. n°01 3°A

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Calendário Asteca, Fernanda Jungton n°11 3°A

Mensagem  Fernanda.Jungton Sex Nov 13, 2009 10:26 am

Calendário Asteca
Características: em essência, o calendário Asteca era igual ao dos Maias, influenciando-se um ao outro (o nome Tonamatl, que os Maias davam ao seu período de 260 dias, era palavra Asteca). O ano Asteca, com início no solstício( Tempo em que o Sol se acha no ponto mais afastado do equador e parece, durante alguns dias, aí conservar-se estacionário (21 de Junho e 21 de Dezembro). de inverno, estava formado por 18 meses de 20 dias cada e mais um certo período, ou mês curto, de 5 dias. Da reunião de 104 anos comuns obtinham um grande ciclo no qual intercalavam 25 dias. Aliás, a exatidão cientifica era inseparável ao calendário Asteca.

Fernanda Jungton n°11 3°A

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Calendário Inca, Nathália Cabral n°25 3°A

Mensagem  Fernanda.Jungton Sex Nov 13, 2009 10:39 am

Calendário Inca
Signos Incais: o conhecimento das constelações era muito amplo e chega a causar pasmo a cuidadosa semelhança de interpretação que deram às figuras que as representavam e aos signos do zodíaco. Veja abaixo algumas comparações:
SIGNOS INCAICOS
Tarruca
Mirke-kcoyllur
SIGNIFICADO
Animal veloz e dotado de chifres
Estrelas juntas
NOSSO ZODIACO
Capricórnio
Gêmeos

Nathália Cabral n°25 3°A

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Eduarda Czelusniak Roddrigues n º 10 3º E -- Efeito Doppler

Mensagem  Eduarda Sáb Nov 14, 2009 5:20 am

O Efeito Doppler na astronomia tem grande importância, permiti medir importantes propriedades tais como a composição química, a temperatura, a velocidade e a distância dos objetos celestes. O espectro de um objeto celeste é capaz de revelar fatos vitais sobre estrelas, nebulosas e galáxias distantes que as fotografias não podem mostrar. Existem 3 tipos de espectros: os espectros contínuos, os espectros de emissão, e os espectros de absorção para medir a velocidade das estrelas, da lua e de objetos celestes em relação à Terra.Cada espectro contém uma porção de informações, cada elemento químico tem um espectro distinto, que varia com a temperatura. Partes do espectro de um objeto celeste, obtido com um espectrógrafo, podem ser estudadas em detalhes e o estudo profundo desses detalhes podem prevenir os perigos potenciais associados com asteróides e cometas que estão em volta da Terra.

Eduarda

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Amanda Henriques Alfano nº 2 3º E -- Efeito Doppler

Mensagem  Eduarda Sáb Nov 14, 2009 5:25 am

O conhecimento dos fenômenos ondulatórios que ocorrem na natureza (som, luz, etc.) permitiu o desenvolvimento de uma vasta gama de tecnologias aplicáveis a quase todas atividades humanas. Em particular, a descoberta do efeito Doppler permitiu um avanço bastante significativo no desenvolvimento de técnicas de medição.
É muito usado na medicina, em equipamentos de ultra-sonografia e exames de eco cardiograma, nos radares para medir a velocidade de um corpo em movimento ( radar de rua) e na astronomia.

Eduarda

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Ano Bissexto - Daniela Guerra Pompermayer Nº8 - 3ºA

Mensagem  Daniela Guerra Pompermaye Sáb Nov 14, 2009 2:18 pm

O calendário juliano é baseado no movimento aparente anual do Sol em relação à Terra. A duração do ano deveria coincidir com o tempo que o Sol gasta para dar uma volta completa na esfera celeste, isto é, retornar ao mesmo ponto no céu em relação às constelações do Zodíaco. Assim, o ano padrão era formado por 365 dias, dispostos em 12 meses. Como a trajetória do Sol é completada em um pouco mais que 365 dias, foi introduzido a cada quatro anos o ano bissexto, composto por 366 dias. Os anos bissextos eram aqueles divisíveis por 4.


















Em 1582, o papa Gregório XIII estabeleceu uma reforma crucial ao calendário ocidental.

Uma das mudanças que a reforma gregoriana propôs foi a seguinte:

Eliminou a ocorrência de anos bissextos durante três anos seculares para cada período de 400 anos, de modo que o ano 1600 foi bissexto, os anos 1700, 1800 e 1900 não o foram, o ano 2000 o foi, e assim sucessivamente (somente os anos seculares divisíveis por 400 são bissextos).


Última edição por Daniela Guerra Pompermaye em Seg Nov 16, 2009 10:23 am, editado 1 vez(es)

Daniela Guerra Pompermaye

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty PLANETAS DO SISTEMA SOLAR- BEATRIZ, 03 - 3H

Mensagem  beattriz13 Sáb Nov 14, 2009 3:55 pm

A atmosfera de Marte é muito diferente da que ocorre na Terra, pois está formada principalmente de dióxido de carbono e pequenas quantidades de outros gases e a temperatura média de Marte é -63 °C.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Kepler para a Matemática e Ótica - Júlio nº 16 - 3ºD

Mensagem  julio Sáb Nov 14, 2009 5:53 pm

Kepler para a Matemática e Ótica - Júlio nº 16 - 3ºD

Johannes Kepler teve grande importância para a matemática e a ótica.

Ao observar a diferença entre o tamanho visível da Lua quando vista a olho e nu e quando vista por uma câmera escura, ele foi o primeiro cientista a elaborar uma teoria correta sobre o funcionamento desta e do olho humano.

Foi ele, também, o primeiro a elaborar uma fórmula para calcular o volume de sólidos de revolução, como barris. Ele descobriu, durante seu casamento, que, ao inserir, na diagonal, uma vara pelo bocal dum barril de vinho, é possível calcular seu volume total.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Modelo Heliocêntrico de Kepler - Bianca nº 04 - 3ºD

Mensagem  bianca Sáb Nov 14, 2009 5:56 pm

Modelo Heliocêntrico de Kepler - Bianca nº 04 - 3ºD

Com base no conceito de heliocentrismo criado por Copérnico alguns anos antes, Kepler desenvolveu seu próprio modelo do sistema solar, utilizando os sólidos regulares de Platão. Segundo essa tese, as órbitas eram congruentes as esferas que envolviam os sólidos platônicos.

FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Modelokepler

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para crianças - Lua

Mensagem  Monikinha Sáb Nov 14, 2009 5:59 pm

Mônica do Carmo Rodrigues nº19 3ºH

A Lua demora cerca de 27 dias para dar a volta ao redor da Terra e de seu próprio eixo. Por isso, é sempre o mesmo lado que fica de frente para o nosso planeta, chamado de lado visível. A outra parte, conhecida como lado oculto, alimentou lendas sobre monstros fabulosos.

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para crianças - LUA

Mensagem  Náh Sáb Nov 14, 2009 6:08 pm

NATALIE Nº21 3ºH

A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, não tem luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda. O que muda é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

Náh

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para crianças - ESTRELA

Mensagem  Marcelo21 Sáb Nov 14, 2009 6:13 pm

ESTRELA

A morte das estrelas

Existem bilhões de estrelas no Universo. Cada uma delas é uma bola de gás quente e brilhante que muda de tamanho, temperatura e cor durante seu longo período de vida. Após anos as estrelas perdem lentamente seu materia e ficam enfraquecidas, ela torna uma anã branca, esfriando até finalmente tornar-se uma anã preta, uma estrela morta.

MARCELO PIRES AMARAL N°15 3°H

Marcelo21

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Sono dos astronautas na gravidade zero Gabriella nº10 3ºC

Mensagem  Gabriella Sáb Nov 14, 2009 6:15 pm

Para "imitar" o modo de dormir da Terra, eles prendem o saco de colchão na parede e o travesseiro em sua cabeça, para que não flutue e que mantenha o corpo todo junto. Para alguns astronautas são montados quartos minusculos, onde a iluminação, a atmosfera é aprecida com a da Terra, para que se tenham uma noite confortavel de sono. Todas suas atividades são baseadas aos ritmos circadianos, ou seja, no ciclo 24h assim como é na Terra. Apesar de tomarem comprimidos para dormir, os astronautas dormem menos do que quando estão na Terra. E alguns disturbios do sono podem ser inibidos na gravidade zero, como por exexmplo, ronco ou apnéia.

Gabriella

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS- LUA

Mensagem  Nathália Sáb Nov 14, 2009 6:19 pm

NATHÁLIA C. Nº22 3ºH

No eclipse lunar, a Terra fica entre o Sol e a Lua. É quando vemos no céu a Lua ser encoberta pela sombra da Terra. No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra sobre a Terra. Há vários tipos de eclipses, mas em geral podemos agrupá-los desse modo.

Nathália

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para crianças - ESTRELA

Mensagem  Clazinha Sáb Nov 14, 2009 6:20 pm

ESTRELA

VELOCIDADE DA LUZ DA ESTRELA SOL E DAS DEMAIS ESTRELAS

A luz do Sol, que é considerado uma estrela, leva 8,30 minutos para chegar a Terra. A luz da estrela mais perto da Terra leva cerca d 4 anos e 3 meses para chegar até a Terra, sendo que essa estrela está a 3 anos luz do nosso planeta.

Clarisse S. Dutra n° 05 3°H

Clazinha

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty ASTRONOMIA PARA CRIANÇAS- LUA

Mensagem  MAY Sáb Nov 14, 2009 6:33 pm

MAYARA MARTINS Nº18 3ºH

Às vezes, a maré alta é mais alta que o normal. Isso acontece quando a Terra, o Sol e a Lua estão mais ou menos alinhados e as forças gravitacionais da Lua e do Sol atuam juntas sobre a Terra. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo de 90 graus com a Terra, há uma espécie de competição entre as forças, então as marés baixas se tornam ainda mais baixas.

MAY

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty astronomia para crianças - lua

Mensagem  Gaby Sáb Nov 14, 2009 6:42 pm

Gabriela nº07 3ºH

No ponto que a Terra estiver mais próximo da Lua, a água irá se concentrar, subindo de nível. Quando esse mesmo ponto do planeta se afasta da Lua, as águas descem. Esse fenômeno de subida e descida periódicas da água é chamado de maré.

Gaby

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para Crianças- LUA

Mensagem  Naidjão Sáb Nov 14, 2009 6:48 pm

Naidja nº 20 3ºH

A Lua não tem luz própria. Nós vemos iluminada porque o Sol a ilumina, assim como ilumina a Terra. A luz da Lua é apenas o reflexo da Luz do Sol em sua superfície.

Naidjão

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas - Kelly nº 17 - 3ºD

Mensagem  kelly Sáb Nov 14, 2009 6:52 pm

Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas - Kelly nº 17 - 3ºD

"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".

Esta lei define que as órbitas não são circunferências, como se supunha na época em que ela foi criada, mas sim elipses. Kepler criou essa lei a partir de observações da órbita de Marte, uma vez que esse é o planeta com a órbita em formato menos parecido com uma circunferência.

kelly

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty PLANETAS DO SISTEMA SOLAR - Fernanda n.º06 3ºH

Mensagem  Fernanda Bortoletto Sáb Nov 14, 2009 7:19 pm

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta após Júpiter, sendo um dos planetas gigantes do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.

Fernanda Bortoletto

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Astronomia para crianças - ESTRELA

Mensagem  rafael_rdp Sáb Nov 14, 2009 8:17 pm

É possível vermos estrelas de outras galáxias, como as estrelas da Galáxia de Andrômeda, que é a Galáxia mais próxima da Via-Láctea, estando cerca de 2000 anos-luz de distância. Há sempre estrelas no céu, mas não as vemos porque a luz do Sol é mais forte que a delas e as estrelas são menos brilhantes que o sol.

Rafael de Paula Nº 24 3ºH

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Ondas Eletromagnéticas

Mensagem  Haila Dom Nov 15, 2009 5:03 am

Efeito fotoelétrico

A comprovação da teoria de Maxwell foi feita pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz.
Em 1887, durante os seus experimentos, Hertz descobriu que podia produzir descargas elétricas entre duas esferas carregadas incidindo nelas radiação ultravioleta (onda eletromagnética de freqüência maior que a da luz violeta) proveniente da queima de magnésio. Esse fenômeno é hoje conhecido como efeito fotoelétrico.

Haila

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Incas e suas observações astronômicas - Daniel Giatti nº 7 Série: 3ºA

Mensagem  Daniel Giatti Dom Nov 15, 2009 5:06 am

O grande observatório de Cuzco era o principal do país e suas observações astronômicas constituíam a base do calendário incaico. A grandiosa construção apresentava oito torres voltadas para o nascente e outras 8, para o poente, essas torres eram de alturas desiguais, duas pequenas intercaladas entre duas bastante altas. A sombra que era projetada no terraço ao redor informava os observadores imperiais sobre a exata situação dos solstícios, enquanto as colunas zodiacais (intrigantemente semelhantes aos zodíacos caldeus) ensinavam sobre os equinócios.


Daniel Giatti.

Daniel Giatti

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FÍSICA - 3º ANO -(ASTRONOMIA) Empty Mayara Alvarez nº 23 3ºE - Efeito Doppler

Mensagem  maay Dom Nov 15, 2009 6:15 am

O efeito Doppler se refere os movimentos ondulatórios tanto para o som como para a luz.
O efeito ondulatório causado pelo efeito doppler pode ser presenciado diariamente, com a aproximação ou afastamento
da fonto onde o som é percebido. Um caso presenciado por ser quando você esta parado em um semafaro e se escuta o barulho de uma ambulância, pode se perceber que ocorre o efeito doppler, devido ao fato de se ter o som proximo ou longe.Pois quando mais proximo mais auto é o som e com maior frequencia e se estiver longe o som fica mais grave e com menor frequencia.E este fator também pode ser visto com a luz, pois quando se tem uma lanterna quanto mais longe maior fica o reflexo da luz e quanto mais perto menor o reflexo da luz e com maior intensidade.

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